Pesquisas de História

*Rodrigo Gutenberg

Uma das atividades da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC é o de preservar seu perfil de instituição de pesquisa pública, divulgando itens de seu acervo museológico e bibliográfico, fomentando os pesquisadores e fornecendo consultoria relacionada ao tema Revolução Constitucionalista de 32. Também produzimos artigos, livros e a organização de textos sobre a Revolução de 1932 ou outro tema que tenha congruência com a epopeia paulista.
Eventualmente somos procurados por diferentes tipos de pessoas, pequenos e grandes veículos de comunicação, ambos com o intuito de obterem as mais variadas informações relativas a Revolução. Desde simples dados, até mesmo ajuda e participação em trabalhos acadêmicos, documentários e entrevistas para programas de TV e internet. Também somos requisitados por descendentes – ou possíveis descendentes, pois muitas vezes eles também têm dúvidas se de fato são – de combatentes.
Uma das perguntas mais comuns é sobre a existência de uma lista geral de todos que combateram na Revolução. Enfim, procuram qualquer vestígio que seja sobre seus parentes que viveram naquela época como participantes do movimento constitucionalista, afinal saber que um antepassado seu participou de uma luta tão nobre é motivo de muito orgulho.

Para ajudar todos a entender a Revolução Constitucionalista de 1932, publicaremos aqui algumas das publicações de História que já fizemos.

Você pode navegar pelo nosso site, descendo esta página para acessar os artigos aqui publicados, todos são de autoria do pesquisador Rodrigo Gutenberg. Para facilitar disponibilizaresmos uma lista dos nossos trabalhos publicados:

FAÇA A LEITURA ONLINE OU LEVE GRATUIRAMENTE O LIVRO OU ARTIGO PRA CASA, FAZENDO O DOWNLOAD:

Entenda como foi o golpe da Revolução de 1930

Rodrigo Gutenberg Revolução de 1932