Pesquisas de História

Uma das atividades da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC é o de preservar seu perfil de instituição de pesquisa pública, divulgando itens de seu acervo museológico e bibliográfico, fomentando os pesquisadores e fornecendo consultoria relacionada ao tema Revolução Constitucionalista de 32. Também produzimos artigos, livros e a organização de textos sobre a Revolução de 1932 ou outro tema que tenha congruência com a epopeia paulista.
Eventualmente somos procurados por diferentes tipos de pessoas, pequenos e grandes veículos de comunicação, ambos com o intuito de obterem as mais variadas informações relativas a Revolução. Desde simples dados, até mesmo ajuda e participação em trabalhos acadêmicos, documentários e entrevistas para programas de TV e internet. Também somos requisitados por descendentes – ou possíveis descendentes, pois muitas vezes eles também têm dúvidas se de fato são – de combatentes.
Uma das perguntas mais comuns é sobre a existência de uma lista geral de todos que combateram na Revolução. Enfim, procuram qualquer vestígio que seja sobre seus parentes que viveram naquela época como participantes do movimento constitucionalista, afinal saber que um antepassado seu participou de uma luta tão nobre é motivo de muito orgulho.

Para ajudar todos a entender a Revolução Constitucionalista de 1932, publicaremos aqui em nosso site os trabalhos de pesquisa histórica que já publicamos e os que estão chegando.

Você pode navegar pelo nosso site, descendo esta página, para acessar os artigos aqui publicados, todos são de autoria do historiador Rodrigo Gutenberg.
Para facilitar disponibilizaresmos uma lista dos artigos publicados:

ENTENDA COMO FOI O GOLPE DA REVOLUÇÃO DE 1930
O SEPARATISMO E A AUTONOMIA NA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA
UM GAÚCHO NO COMANDO DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA
MÁSCARAS DE GÁS DA POLITÉCNICA NA REVOLUÇÃO DE 32
ALGUMAS DAS MILHARES DE MULHERES NA REVOLUÇÃO DE 1932

Entenda como foi o golpe da Revolução de 1930

A Instrução Artística do Brasil e seus serviços prestados à causa constitucionalista nos Setores Sul e Norte.

Máscaras de Gás da Politécnica na Revolução de 32

Um gaúcho no comando da Revolução Constitucionalista.

O Separatismo e a autonomia na Revolução de 32